Após o conhecimento sobre a História do Porto de Santos, pode-se compreender que o porto é de extreme importância para a economia desde 1892, mas há como relacionar ainda mais o porto com a economia brasileira.

O porto de Santos concentra mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 90% da base industrial paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.
Respondendo por mais de um quarto da movimentação da balança comercial do país, o Complexo Portuário de Santos inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas em contêiner, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos.

Contêineres no Porto 

Segundo o Jornal Folha de S. Paulo, em 2007 o Porto de Santos foi considerado, o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS. O Tecon Santos, terminal da Santos Brasil, recebeu o navio de maior capacidade a atracar no complexo santista, o CAP San Nicolas, da armadora Hamburg Süd, de 9.600 TEU.

0 comentários: